quinta-feira, 28 de maio de 2009

Rede de Mulheres da Pesca na X Semana do(a) Pescador(a). Faial

A X Semana do(a) Pescador(a)decorre na ilha do Faial. A APEDA tem a seu cargo a organização deste evento. O Programa que se pode ver em anexo inclui um Encontro de Mulheres da Pesca dos Açores.

A X Semana do(a) Pescador(a) no Faial, de 29 a 31 de Maio, inclui no seu Programa um Encontro de Mulheres da Pesca. Neste Encontro de partilha de experiências estarão presentes mulheres de diferentes ilhas e pretende-se debater propostas para o desenvolvimento do sector e do papel das mulheres na pesca. A Rede de Mulheres da Pesca dos Açores empenhou-se nesta actividade em colaboração com a UMAR-Açores e a AMPA.

A Semana do(a) Pescador(a) conta com um Programa variado: Debates, visitas didáticas e momentos culturais e desportivos. Tem início na 6ª feira, dia 29 de Maio e vai até ao domingo dia 31 de Maio, em que haverá um jantar de encerramento da X Semanado(a) Pescador(a)(ver Programa em anexo).
Estarão presentes, no Faial, as associações profissionais das diferentes ilhas e outras entidades e instituições ligadas ao sector. Marcarão presença homens e mulheres das diferentes ilhas açorianas - das Flores a Santa Maria.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Noticias de Cá e de Lá

Deparamo-nos com noticias que nos falam de leis que permitem e fomentam a privatização de zonas costeiras... Ora bem...São as populações piscatórias as que sofre com isto...


Manifestação no Marquês de Pombal, no dia 24:


Mar Privado? Não, Obrigado!

"O Governo quer proibir ou limitar ao extremo a pesca lúdica e de subsistência, a pastorícia nos parques naturais, o lazer nas matas nacionais, tudo com um único objectivo: privatizar a terra e o mar que é de todos nós. Fazer em toda a costa o que anda a fazer no Alentejo interior: reservas, campos todos vedados, para os ricos não se incomodarem com a presença do povo quando lá vão passear ou caçar.

Fecham-se tascas e restaurantes de comida caseira para garantir que só se abrem estabelecimentos onde se come mais caro e pior, onde tudo tem de vir da Nestlé e de outras multinacionais, tudo sabe ao mesmo, é embalado e cheio de conservantes nocivos à saúde, e onde o mais mal ‘embalado’ é o empregado, que ganha o salário mínimo.

Encerram-se feiras, proíbe-se a venda artesanal, mas a agricultura intensiva, regada com pesticidas e fertilizantes cancerígenos, é certificada e assegurada pela ASAE e outros organismos «independentes» a mando do Governo e dos que nele mandam.

Os habitantes do Sudoeste, de Sines a Sagres, deram uma lição ao Governo. Há dois anos que se recusam a aceitar as leis celeradas que querem privatizar o mar, construir praias privadas, encher a costa de estufas com uso intensivo de pesticidas e outros químicos, vertendo directamente para o mar. Não confiam nas eleições ou nos supostos opositores do Governo. Confiam na sua própria força. Saíram à rua e há 2 anos, na luta, que mostram ao Governo que não aceitam ser expulsos das suas terras para ir viver num subúrbio pobre das cidades. Querem aí trabalhar, aí viver, aí ser felizes.

A Rubra apela a todos para que participem na Manifestação convocada por Movimento Cidadãos do Sudoeste, Pescadores Lúdicos de Portugal e Cidadãos Contra as Praias Privadas dia 24 de Maio, às 15 horas, do Marquês de Pombal à Assembleia da República.

Pelos direitos de acesso ao mar.
Praias privadas, nunca! Mar livre, sempre!

Anulação imediata das portarias 143/09 e 144/09.

A TERRA É NOSSA, O MAR É NOSSO!"

Colectivo Revista Rubra, Abril/Maio de 2009