terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As mulheres na Pesca nos Açores- Caminhos em Terra e no Mar- Novo projecto da UMAR-Açores já em curso


No seguimento do trabalho que tem vindo a efectuar tendo em vista a promoção da igualdade e equidade de género no sector das pescas nos Açores, a UMAR-Açores (Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres) deu já início a um novo projecto intitulado Caminhos em Terra e no Mar.
São objectivos deste novo projecto: prosseguir a intervenção no sentido de promover a igualdade entre mulheres e homens no sector piscatório; apoiar iniciativas e promover actividades específicas que proporcionem uma maior inclusão e participação das mulheres no sector; observar a evolução da situação da mulher no sector e na comunidade, aprofundando o estudo em áreas identificadas na investigação já realizada; contribuir para a constituição de núcleos locais de desenvolvimento inclusivo das mulheres; apoiar o associativismo e a consolidação das estruturas já existentes; promover iniciativas de desenvolvimento formativo, empresarial e sócio-cultural.
No decorrer do projecto, com a duração de dois anos e meio e que conta com o apoio da Subsecretaria Regional das Pescas, estão previstas, entre outras, actividades como a promoção e a participação em encontros regionais e transnacionais, várias acções de formação, actividades de investigação e promoção do empreendedorismo feminino, recolha e compilação de receitas de peixe em todas as ilhas e lançamento de um novo portal na internet, este já em fase de construção.
No terreno está já também o inquérito que se destina a fazer a recolha de receitas de pescado, essencialmente de chicharro, e que visa em simultâneo apurar dos hábitos alimentares das comunidades piscatórias açorianas. Para além de procurar ainda identificar a utilização de peixe ao longo dos tempos, o inquérito, a ser aplicado junto das diferentes comunidades da região, visa também caracterizar aspectos envolventes (como sejam os locais habituais de confecção) e alguns aspectos relacionados com o género e o acto de cozinhar.
Caminhos em Terra e no Mar poder-se-á considerar a 3ª etapa do movimento de valorização das mulheres na pesca nos Açores, sucedendo aos projectos Mudança de Maré e As Mulheres na Pesca nos Açores. Como resultado do trabalho desenvolvido até agora pela UMAR- Açores de salientar duas edições em livro: Inclusão, Percursos para a Igualdade (2006) e Estamos cá. Existimos. (2008). De realçar ainda o incremento do associativismo feminino nas pescas, com a constituição da AMPA (2007) e da Ilhas em Rede (2008).

Laurinda Sousa