quarta-feira, 30 de março de 2011

Celebração do Dia Internacional da Mulher - S.Miguel


No âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, a UMAR-Açores em conjunto com a DRIO, e parcerias como a Ilhas em Rede, AMPA, Descalças Cooperativa Cultural entre outras, realizou actividades em diferentes ilhas.

Em São Miguel as actividades realizaram-se no Centro Cívico e Cultural de Sta. Clara, no dia 3 de Março decorreu a abertura da exposição de fotografias "Mulheres semeando um outro Mar" e a apresentação do documentário "ComPassos de Mudança" resultado do Teatro d@ Oprimid@ realizado pelas mulheres da pesca dos Açores na Ribeira Quente. Durante a abertura da exposição decorreram momentos de líricos acerca da mulher e o mar, e momentos musicais.

Entre os dias 3 e 18 de Março, foram feitas visitas guiadas à exposição com grupos escolares em que se realizaram diferentes dinâmicas utilizando a fotografia e o lúdico como agentes de discussão e transformação da realidade.

No dia 18 de Março deu-se o encerramento das celebrações do Dia Internacional da Mulher com a palestra "O Género Igualdades e Desigualdades" seguiu-se o fórum "O Género a Profissão" em que estiveram presentes mulheres com profissões pouco habituais, nomeadamente, duas faroleiras, uma pescadora, e três empresárias, agro-turismo, S.O.S. Casa e Jardim, café "Tecelagem". Foram testemunhos muito ricos que sensibilizaram, todos/as os/as presentes.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher encerraram com um momento de poesia fundamentado no poema "Calçada de Carriche" de António Gedeão.

Estas actividades tiveram como finalidade a valorização das mulheres na pesca, e também a partilha de experiências e vivências de mulheres da sociedade em geral, salientando deste modo, a importância da igualdade de género e de oportunidades em todos os sectores da vida.


Texto: Joana Medeiros

Foto: Laurinda Sousa

quinta-feira, 17 de março de 2011

As Mulheres e o Mar em foco no Faial


Nos dias 11 e 12 de Março de 2011 realizaram-se na Sala dos Óleos da Fábrica da Baleia as comemorações do dia Internacional da Mulher. Uma iniciativa conjunta entre a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) e a DRIO (Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades). Este ano o tema em foco foi “As mulheres e o mar”, pela valorização da igualdade de género e de oportunidades em todos os sectores da vida pública. Neste aspecto realce-se o papel da UMAR-Açores pelo esforço de dar visibilidade às muitas mulheres que de forma produtiva, mas nem sempre reconhecida, trabalham no sector das Pescas nos Açores.
Para estas comemorações deslocaram-se à ilha do Faial várias mulheres, que trabalham directamente no sector das pescas, e que vieram da ilha de São Miguel, do Pico, Terceira e Graciosa. A exposição “As mulheres e o mar”, que inaugurou no dia 11, contava com os vários trabalhos de artesanato realizados por estas mulheres do mar e com a demonstração da preparação de diversas artes de pesca, como as gamelas e as redes de emalhar. Para sensibilizar os mais novos para as questões da igualdade de oportunidades, realizaram-se neste dia visitas guiadas para o público escolar a esta exposição. Ao fim do dia realizou-se o fórum “O género e a profissão” que contou com a participação e testemunho de mulheres de diferentes sectores económicos.
No sábado dia 12, realizou-se o Teatro Fórum, experiência que vai ao encontro do Teatro do Oprimido, isto é, o público, que além de espectador se transforma em actor, interage com os actores e as actrizes em cena e juntos debatem o problema apresentado e tentam apontar soluções. Pretende-se que ocorra uma partilha e discussão grupal e/ou pública de problemas e opressões que muitas vezes nos são invisíveis ou foram tornadas “naturais”. Com a Sala dos Óleos lotada foi surpreendente ver o público a aderir a esta experiência e a interagir activamente. De seguida foi apresentado o documentário “Compassos de mudança” sobre uma Oficina de Teatro d@ Oprimid@ levada a cabo na comunidade piscatória da Ribeira Quente.

Texto: www.oma.pt
Foto: Laurinda Sousa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Romper barreiras e combater discriminações


O Dia Internacional da Mulher e as Mulheres da Pesca

Mãe, esposa e dona de casa. O papel da mulher durante séculos esteve confinado a estas funções no seio da esfera familiar. Só a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX é que as mulheres passaram a exercer actividade profissional, embora auferindo remuneração inferior à dos homens.
Passados todo este tempo, e não obstante algumas conquistas alcançadas pelas mulheres, muitas delas consagradas na legislação dos diferentes países, a verdade é que subsistem ainda muitas discriminações e preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade.
A comprová-lo, por exemplo, as discriminações salariais que persistem, o ainda diminuto número de mulheres em lugares de chefia, a jornada dupla feminina de trabalho fora e dentro de casa, entre outras. Alguns progressos são no entanto já visíveis, e hoje, não sendo ainda uma balança totalmente equilibrada em termos de divisão de responsabilidades, a colaboração dos homens nas tarefas domésticas é uma realidade em algumas famílias.
Para além disso, actualmente é possível ver mulheres integradas em praticamente todos os ramos profissionais. Assim é também no sector da pesca. Aqui, e não obstante as múltiplas tarefas desempenhadas pela mão feminina ao longo de várias gerações, o facto é que se tratava de uma realidade invisível e de um trabalho desvalorizado. Só há cerca de uma década atrás, a mulher, especialmente a ligada à pesca extractiva, começou a emergir aos olhos da sociedade.
Verdadeiras protagonistas num sector económico que enfrenta graves dificuldades, as mulheres da pesca açorianas tem vindo a conquistar o seu espaço, ganhando visibilidade, auto-confiança e determinação para fazer valer os seus direitos. Conquistas que em muito se devem ao trabalho desenvolvido pela UMAR - Açores.
É pois partindo deste exemplo, de valorização das conquistas e das etapas percorridas por estas mulheres, que representam ao mesmo tempo a valorização também das lutas e das conquistas pela igualdade de género e de oportunidades em todos os sectores da vida pública, que surge a iniciativa conjunta entre a UMAR e a DRIO para a celebração do Dia Internacional da Mulher.
As celebrações este ano não se circunscrevem ao dia 8 de Março (o dia institucional) por coincidir com a Terça-feira de Carnaval, antes vão ter início dia 3 de Março e terminar dia 18. Do programa, que abrange as ilhas São Miguel, Terceira e Faial, constam actividades como exposições, fóruns, palestras, Teatro Fórum, exibição de filme e apresentação de documentário sobre uma Oficina de Teatro d@ Oprimid@ levada a cabo na comunidade piscatória da Ribeira Quente.
Porque se pretende também sensibilizar os mais novos, os homens e as mulheres de amanhã, para as questões da igualdade de oportunidades, estão preparadas visitas guiadas para público escolar, podendo as marcações ser efectuadas por mail: descalças@gmail.com ou através do telefone nº 916448665.

São parceiras nesta celebração: Descalças, Cooperativa Cultural; Corredor, Associação Cultural; Câmara Municipal da Horta; Ilhas em Rede, AMPA.

Apoios logísticos: Centro Cívico e Cultural de Stª Clara; Casa do Povo de S. Mateus; Observatório do Mar dos Açores; SRAM; SRP e Junta de Freguesia do Capelo.

Laurinda Sousa