terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quem decide as tempestades?

Um grupo de mulheres da pesca nos Açores apresentou em Lisboa a peça de Teatro Fórum "Quem decide as tempestades", inserido no Ó PRIMA - Encontro de Teatro d@ Oprimid@ (TO) que decorreu entre 16 e 21 de Fevereiro.

A peça apresentada aborda a temática do trabalho feminino no sector da pesca, trabalho não remunerado e pouco ou nada valorizado: "A Rosa é gameleira. Desde que as suas mãos se lembram de trabalhar, constrói gamelas para o marido levar para o mar. São horas de trabalho não pago. Um dia pede para receber pelo trabalho que faz. Não consegue. Outro dia farta-se e decide tirar a cédula marítima para poder ir para o mar e receber pelo seu trabalho. Mas o marido não deixa…

Já apresentada anteriormente nas ilhas Terceira, Faial e Pico, esta peça é resultado de oficinas de Teatro d@ Oprimid@ realizadas nos últimos dois anos pela UMAR-Açores, em parceria com Descalças Cooperativa Cultural, no âmbito do projecto “Caminhos em Terra e no Mar – As mulheres da Pesca nos Açores”.

A situação de discriminação de género no sector das pescas, realidade de muitas mulheres açorianas, contada e encenada pelas próprias, despertou a curiosidade de quem se deslocou à Casa da Achada, no centro de Lisboa, para assistir à peça. O facto de constituir uma realidade desconhecida para a maioria do público presente levou a que no fórum e na mesa redonda subsequente fossem colocadas muitas questões e discutidas diversas soluções para os problemas identificados.

Para as mulheres/actrizes que se deslocaram a Lisboa , a experiência saldou-se numa mais valia porquanto permitiu dar mais visibilidade e valorização ao trabalho das mulheres da pesca nos Açores.

O Teatro d@ Oprimid@ consiste numa metodologia desenvolvida por Augusto Boal, no Brasil, e constitui um precioso e eficaz instrumento de empowerment e estimulo à participação activa e consciente dos/as cidadãos/ãs na busca de soluções para os problemas que os/as afectam bem como na construção da própria sociedade.

Laurinda Sousa

UMAR-Açores

Sem comentários: